O transporte rodoviário tem uma importância vital para o Brasil. Neste cenário, as pontes em estradas vicinais são fundamentais para a chegada de insumos aos centros produtivos e para o escoamento da sua produção ao país.
Contudo, pouca atenção se dá para estas vias secundárias, em sua maioria não pavimentadas, com acesso dificultado, principalmente em épocas de chuvas e de cheias de rios.
A construção de uma ponte, por menor que seja, pode ser um investimento elevado para um município. Todavia, uma solução oportuna é o uso de pontes mistas, devido a sua praticidade e ao custo-benefício geral que conferem ao empreendimento.
Além das vias secundárias serem rotas primordiais para a distribuição de produtos agropecuários, elas são essenciais para promover o acesso a serviços básicos de saúde, lazer e educação à população rural. Contudo, a existência de córregos e rios com dinâmica de cheia e vazante em rios e cursos d’água se mostram presentes em certos trajetos. Com isso, as pontes mistas se tornam estruturas cruciais para contornar esse tipo de problema.
O aço utilizado atende às qualidades técnicas prescritas na Norma ASTM A588 e possui as seguintes características:
Esta opção construtiva proporciona maior economia financeira, redução do prazo de execução e facilidade na montagem.
Alta resistência mecânica;
Alta resistência à Corrosão Atmosférica;
Dispensa de pintura;
Tensões de escoamento: ASTM A588 fy mínima de 345 Mpa.